quinta-feira, 18 de abril de 2013

'O Aluno Relapso - Afastem-se das Hélices', de Lêdo Ivo

O Aluno Relapso, publicado originalmente em 1991 pelos editores Nemar e Massao Ohno em pequeno volume (100 páginas, 14x21 cm), com capa e ilustrações do artista Gonçalo Ivo, foi descrito na contracapa como contendo "poemas, lembranças de infância, reflexões sobre a criação poética, reminiscências literárias, impressões de viagens, confissões, máximas, imaginações, notas de leitura, retratos e outras matérias, híbridas ou sem nome, (...) livro fragmentário e descontínuo que se foi compondo por si mesmo, ao longo do tempo que ama guardar as sobras da vida como o vento ajunta folhas dispersas".

Em 2012, Lêdo Ivo me propôs reeditarmos esta obra, há muito esgotada. Sugeri que esta segunda edição fosse acompanhada por outros textos, talvez já publicados em jornal, mas o poeta foi além: me apresentou uma série de fragmentos inéditos ou pouco conhecidos, que agrupou sob o título de "Afastem-se das hélices", que faz referência ao dístico usado nas embarcações em sua Alagoas natal.

A opção foi, então, manter O Aluno Relapso como na primeira edição, corrigindo apenas alguns pequenos erros de impressão e atualizando-o para as novas regras ortográficas. O Afastem-se das Hélices, que também "foi se compondo por si mesmo, ao longo do tempo" em que trabalhávamos em sua edição, ficou como uma segunda parte do livro, como que "revendo" os temas já abordados pelo poeta a uma distância de mais de vinte anos.

Para a capa e ilustrações do miolo, decidimos utilizar novas imagens de trabalhos do Gonçalo: uma belíssima tela da série "Constelações" e imagens compostas a partir das gravuras do álbum "Preto & Branco".

Nosso planejamento era lançar o livro no primeiro semestre de 2013. O falecimento inesperado de Lêdo Ivo, em dezembro de 2012, transformou esta obra quase despretensiosa em uma edição histórica, por conter os últimos textos escritos pelo poeta.

Ao falecer, Lêdo Ivo já havia feito muitas revisões e deixado aprovada a capa do volume, além de instruções para a diagramação. Ao darmos continuidade ao projeto, com o apoio e a participação de Gonçalo e Denise Ivo, meus amigos de longa data, decidimos incluir o fac-símile de bilhetes e textos do Lêdo, entre os quais o do ultimo texto, "Madame du Deffand", como um registro do processo criativo do poeta e como um documento histórico.

É este o livro que agora chega ao leitor.
Jozias Benedicto, editor