domingo, 2 de junho de 2013

Livro 'Belo Monte: O estado democrático de direito em questão'


Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

(Bertolt Brecht)

A geógrafa Maíra Borges analisa a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e nos revela as deficiências institucionais do país para estabelecer processos democráticos de participação da sociedade na tomada de decisão sobre obras que impactam profundamente seus direitos e interesses.

Com base em textos críticos sobre determinada concepção hegemônica de desenvolvimento, a autora expõe a violação desses direitos, principalmente entre a população indígena, na fase de implantação da usina.

O livro nos proporciona uma leitura que nos ajuda a avaliar até que ponto a participação social é parte da construção democrática de nosso desenvolvimento nos dias de hoje.

Esperamos que o leitor encontre nestas páginas uma abordagem que explicite os processos e acontecimentos para além dos expressos na mídia cotidiana. Maíra se junta aos que se mobilizam contra as injustiças e procuram construir um mundo diferente.

Com prefácio de Felício Pontes Jr., procurador da república e responsável pela defesa dos direitos indígenas no Pará, e orelha de Sergio Leitão, advogado, socioambientalista e diretor de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil.

SOBRE A AUTORA

Maíra Borges Fainguelernt é formada em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em ciên­cia ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi voluntária e ativ­ista do Greenpeace Brasil e representou a delegação de jovens da organização na 15º Conferência das Partes da ONU, ocorrida em dezembro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca. Atualmente, trabalha na Assessoria de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).