sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Lançamento: 'Sistemas de poder', Noam Chomsky

Um menino de quinze anos tenta defender sua aldeia afegã de um exército invasor e é considerado terrorista. Contra todas as con­venções internacionais, passa anos detido em Guantánamo para em seguida ter de escolher: admite-se culpado e permanece mais oito anos preso, ou clama por ino­cência eternamente no fundo de uma cela. Um pouco mais ao leste asiático, sujeitos em condições pavorosas de trabalho come­tem suicídio e empresas multinacionais têm um bom lucro com as frouxas legislações trabalhistas locais. De volta ao Oriente Médio, o namoro clandestino de líderes do ocidente com ditadores religiosos faz de suas juras de amor à democracia uma piada de mau gosto. Mais abaixo da linha do Equador, o Brasil – outrora considerado a promessa de “colosso da América Latina” – chafurda em administrações corruptas, desperdício de recursos e miséria despudo­rada. Mundo afora, sistemas educacionais definham, afogados em abordagens que nos treinam unicamente para a obediência e o cumprimento de ordens sem muito sentido.

O cenário parece de terra devastada, de um beco sem saída no qual o elemento central é a intensificação máxima do lucro e do poder de curto prazo do capital financeiro. Qualquer perspectiva soa vazia; qualquer compromisso, ilusório. Enquanto isso, porém, praças e ruas são ocupadas por manifestantes, e nossos muxoxos cotidia­nos enfim ganham ressonância em gritos e slogans aparentemente bem-intenciona­dos. É então neste presente explosivo de ressentimentos acumulados que Noam Chomsky nessa série de conversas francas, provocativas e estimulantes cobre desde a configuração do imperialismo norte-ame­ricano, passando pela onda neoliberal, os recentes levantes árabes, a febre das redes sociais, as mudanças climáticas, a amnésia histórica que assola a população em geral, até as mais recentes descobertas sobre a aquisição da linguagem.

Numa cultura de gratificação rápida como a nossa, em que compromissos de longa duração com o inconformismo nem sempre se apresentam muito sedutores, Chomsky mostra porque é tido como uma das vozes dissonantes mais honestas e necessárias da atualidade.

NO BRASIL, EM OUTUBRO
Conversas sobre as Revoltas Democráticas Globais e os Novos Desafios ao Império Americano - Entrevistas com David Barsamian

Noam Chomsky é autor de numerosos best-sellers que tratam de política. Professor de linguística e filosofia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), é ampla­mente reconhecido como aquele que revolucionou a linguística moderna. Vive nos arredores de Boston, Massachusetts. Seu website é www.chomsky.info.

David Barsamian, diretor da pre­miada e independente Alternative Radio (www.alternativeradio.org), é o vencedor da bolsa de Liberdade Cultural da Fundação Lannan e do prêmio Upton Sinclair da ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis) de jornalismo independente. Barsamian mora em Boulder, Colorado.