quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Entrevista com Vera Borges, professora de História e autora do livro "A batalha eleitoral de 1910", dia 2 de novembro de 2011, na CBN

(Clique na imagem acima para ouvir a entrevista)


Durante a Primeira República, grupos oligárquicos já disputavam entre si o Estado recém-formado. Época de agitação e crises políticas, em um Rio de Janeiro que se apregoava síntese da modernidade no país. De um lado, a candidatura de Hermes da Fonseca, proclamando uma política das salvações. De outro, Rui Barbosa, o candidato civilista, que combinava a moralidade pública com a crença na cidadania. Mergulhando a fundo e resgatando a cultura política do período, a autora vai além da opção civilista ou militarista, trazendo a imprensa para compor parte da trama e mostrando-nos as eleições como parte de uma estratégia.


Doutora (2009), mestre (2000) e licenciada (1989) em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989). Professora do Colégio Pedro II (Unidade Engenho Novo II). Tem experiência consolidada na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história, ensino de história, república, brasil e política educacional.