terça-feira, 1 de novembro de 2011

Resenha de 'Salas de cinema art déco no RJ'


Editora Apicuri
160 páginas
16x23cm
ISBN: 978-85-61022-52-5
Preço: 48,00

A história do art déco no Brasil através da arquitetura dos cinemas no Rio de Janeiro. Mais do que um livro direcionado para arquitetos, o trabalho de Renato Gama Rosa Costa mostra a evolução urbanística da cidade do Rio de Janeiro e a importância do surgimento dos cinemas, não somente como espaços de entretenimento, mas como reflexo das mudanças culturais que transformavam a sociedade brasileira.

Para os amantes da sétima arte e historiadores, o livro traz informações preciosas sobre o aparecimento das primeiras salas, ainda sem eletricidade, na Rua do Ouvidor, no final do século XIX, até a construção dos grandes templos do cinema, na primeira metade do século XX. O surgimento dos cinematógrafos da Avenida Central, atual Rio Branco, no período de 1907 a 1925; a herança teatral, com os cine teatros; o aparecimento da Cinelândia, projeto de Francisco Serrador, como consolidação do cinema como entretenimento, na década de 20; A construção do Pathé-Palácio - o primeiro cinema art déco, no Rio de Janeiro - até o surgimento do padrão Metro,  que introduz para a arquitetura o padrão norte americano da Paramount, com salas grandes e luxuosas. O livro também traz informações sobre a construção dos cinemas na periferia da cidade e as primeiras salas da modernidade (1932-1936); o  fim da época de ouro do cinema (1936-1941); até o movimento de simplificação das fachadas na década de 50, e o início do fim, com o período de crise das salas de cinema.

Salas de cinema art déco no Rio de Janeiro apresenta um trabalho apurado de pesquisa, com trechos de publicações da imprensa da época, croquis e fotos históricas dos cinemas da cidade do Rio de Janeiro. O livro é resultado de uma dissertação de mestrado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, mas longe de termos técnicos e academicismos, apresenta numa linguagem clara, a importância do cinema para a arquitetura art déco no Rio de Janeiro, mesclando influências tradicionais e de vanguarda com sistemas construtivos modernos. O livro também faz um panorama da evolução histórica do cinema no mundo e no Brasil, como propagador de cultura.

Elisabete de Jesus Estumano Freire