terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Por que ser editor?


Por Rosangela Dias

Às vezes, à noite, cansada e com dor nas costas, pergunto-me por que tenho uma editora e edito grande parte dos livros publicados por ela. Afinal, não ganho (ainda) nem um tostão por isso, além de permanecer horas e horas debruçada sobre o maldito computador (passamos a trabalhar muito mais com o advento desse senhor), que manda na gente e possuiu vontade, desejo e personalidade próprios.

Envolta em especulações freudianas supus: ser editora seria uma maneira de compensar deficiências físicas? Afinal, sou baixinha, entre outros defeitos estéticos. Seria editora por não saber escrever? Por não possuir talento suficiente para ganhar os prêmios Nobel, Jabuti,  Pulitzer, Portugal Telecom ou mesmo um concurso mixuruca de grupo escolar. Seria eu uma pessoa extremamente invejosa e daí, como forma de vingança, edito livros, isto é, determino, escolho que livros podem ou não ser publicados pela Apicuri? Em uma roda de amigos que escrevem ouvi de um autor, por sinal de excelente qualidade, esta confissão: “Não vou à FLIP (Festa Literária Internacional de Parati) por um só motivo, inveja! Inveja dos autores convidados”. Entretanto, digo àqueles que foram pela Apicuri recusados que, se estão certos e confiantes de possuírem um bom texto, insistam com outras editoras. A história da editoração está repleta de autores, hoje mundialmente reconhecidos, que não conseguiram publicar um livro sequer em vida. É o caso de Kafka, por exemplo.

Algumas vezes me aborreço. Há autores, poucos, felizmente, que se julgam portadores das qualidades literárias semelhantes à de Proust aliadas à capacidade de vendas de Paulo Coelho. Quando esse tipo de autor tem um texto recusado pela Apicuri, certamente não recebo energias, digamos que positivas, por parte deles. Ser editor seria colecionar desafetos? Mas não é por isso que abri uma editora e tornei-me uma, mas sim pelo imenso e contínuo amor às palavras, tramas e enredos. É pela capacidade que elas possuem de explicar, transmitir, revelar, emocionar e, sobretudo, nos fazer pensar. São as palavras, a capacidade que temos de transformar o som que produzimos em meio de comunicação, que me mobiliza para ler os inúmeros textos enviados, infelizmente não com a presteza que todo autor ansioso espera.

Penso que, talvez, o grande problema do editor aqui seria a pouca familiaridade que temos com a leitura de forma geral. Li, certa vez, que Kafka, novamente, lia seus escritos em voz alta para seus pares e amigos e, pasmem, o objetivo de seus textos era fazer rir. A obrigatoriedade e o desejo de aprender a ler e escrever tomaram forma no início do século XIX, principalmente na França pós-revolução. O movimento operário europeu do final do XIX reivindicava e criava associações para discutir filosofia, astronomia, direitos sociais. Neste período, o Brasil possuía grande parte da população escravizada, sem direitos nem cidadania. A abolição e a República não conseguiram resolver esse impasse até hoje, basta ver a educação pública como anda.

O que isto tem a ver com o trabalho do editor? No Brasil, saber ler e escrever é de tal forma super valorizado que aquele que o faz com alguma desenvoltura não admite reparos, sugestões ou críticas ao que escreve. Não é o famoso “Você sabe com quem está falando?”, mas sim, o “Você sabe quem está escrevendo? Eu! O autor, que domino esta habilidade como poucos no Brasil!”. O conhecido “Vale o que está escrito”, os termos complexos dos contratos jurídicos e as bulas de remédio, totalmente incompreensíveis para quem não cursou, no último caso, por exemplo, até o quarto ano de medicina, não seriam o reflexo dessa arrogância, não da escrita, mas de quem domina esta habilidade, para com os desprovidos deste saber?

Entretanto, o domínio do chamado letramento, isto é, ser um alfabetizado funcional – cerca de 27% da população brasileira – não o transforma em escritor de qualidade nem imune a críticas que, acreditem, inúmeras vezes, partindo de um bom editor e ou leitor transforma um escrito razoável em um texto minimamente interessante.

Por isso, por favor, não atirem pedras no editor!