segunda-feira, 2 de julho de 2012

Editorial: Nós na Flip 2012


São cinco dias de festa, reflexão e literatura em Paraty. Mais de duzentos eventos em um dos principais (e certamente o mais charmoso) festivais literários do mundo, a Flip. Este ano, em sua décima edição.

Com curadoria do jornalista Miguel Conde, o grande homenageado desta edição é o poeta Carlos Drummond de Andrade, em seus 110 anos de seu nascimento.

O time internacional de escritores é de primeira grandeza. Como o inglês Ian McEwan, que já esteve na edição de 2004, autor de, entre outros, Reparação (2001), cuja adaptação para o cinema teve sete indicações para o Oscar, e o catalão Enrique Vila-Matas, participante da edição de 2005. Também estarão na Flip o espanhol Javier Cercas, autor de Soldados de Salamina (2001); a cubana, exilada em Paris, Zoé Valdés; e os estadunidenses Jonathan Franzen, alçado pela crítica daquele país a um dos grandes nomes da sua literatura contemporânea, e Jennifer Egan, autora do excelente A visita cruel do tempo, pelo qual ganhou o Pulitzer e o National Book Critics Circle em 2011;  a portuguesa Dulce Maria Cardoso, o chileno Alejandro Zambra, o colombiano Juan Gabriel Vásquez, o sírio Adonis e o libanês Amin Maalouf, entre outros.

O Blog da Editora Apicuri publicará notícias da Flip (que podem ser acompanhadas também pelo nosso Twitter e pela nossa página no Facebook). A escritora Christiane Angelotti e o jornalista e escritor Rodrigo Novaes de Almeida mandarão para nossos leitores artigos, notas, fotos e crônicas sobre o que acontecerá nos cinco dias de eventos; os debates, os shows, os lançamentos de livros e as confraternizações em Paraty.