terça-feira, 27 de agosto de 2013

Entrevista com Marta Martins, autora de 'Narrativas ficcionais de Tunga'

1. Como chegou ao tema abordado neste trabalho, Narrativas ficcionais de Tunga?

Narrativas ficcionais de Tunga começou como minha tese de doutorado no curso de pós-graduação em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina, Entre a Grade e a espiral, narrativas ficcionais de Tunga, defendida em 2005. Na época tive a boa fortuna de estar cercada de pessoas generosas e aptas a acompanhar minhas ideias e divagações a respeito da importância e grandeza da obra de Tunga. Meu orientador, o crítico literário Raúl Antelo, me honrou com sua impecável erudição e incentivo.

Em 2010/11 fui contemplada com uma bolsa de estímulo à crítica em artes visuais da Funarte, o que me permitiu começar a empreitada de reduzir e reescrever o extenso ensaio acadêmico, visando torná-lo mais depurado e sintético. Uma pequena edição de um texto chamado “Barroco e ficção nas Teresas de Tunga” foi realizada nessa etapa. Posteriormente recebi o convite da Editora Apicuri para publicarmos meus ensaios da tese, aqui agora reunidos.

Sou profundamente grata a Antonio Mourão, o Tunga, que já na época da tese se dispôs a conversar e elucidar aspectos de seu pensamento e sua obra, e que  recentemente me agraciou com sua gentileza e interlocução, pondo-se efetiva e generosamente ao dispor em todas as etapas de realização do livro. Agradeço a Fernando Santanna e Mario Vítor Marques, Hugo Houayek, Jozias Benedicto e Rosangela Dias pela excelente revisão editorial e por abrirem mais espaço na cultura de nosso país com esta coleção da qual com gosto meu livro faz parte.

2. Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória profissional e a sua pesquisa acadêmica. Quais as dificuldades maiores para a pesquisa?

Sou professora nos cursos de graduação e pós-graduação em artes visuais do Centro de Artes da UDESC em Florianópolis. Tenho formação em artes visuais e literatura. Tenho feito uma pesquisa acadêmica bem ampla que  vai desde as relações das artes visuais com a literatura, relações do desenho  com a fotografia, até questões  estéticas e políticas na cultura latino americana, da qual a pesquisa sobre a obra de Tunga faz parte.

3. Qual interesse maior em publicar o livro? E quais as expectativas?

 A publicação do livro é importante como forma de registro e circulação não apenas do meu ensaio, mas da valiosa obra de Tunga no meio cultural do nosso país, por vezes ainda tão deficiente nas áreas de artes e ciências humanas. Nesse sentido, tenho as melhores expectativas de que a Editora Apicuri esteja a contribuir ao dar vazão a escritos sobre arte e cultura.

4. Há novos projetos atualmente?

Atualmente, ando a pesquisar fotografia, mais especificamente praticando e fazendo um levantamento de fotografia de rua que tem relação com um seminário sobre imagem que ministro na pós-graduação do Centro de Artes da Udesc.