quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Lançamento: 'Mamãe costura e esta noite vou te ver', de Sylvia Bandeira



A perspectiva de ler as memórias de Sylvia Bandeira, uma atriz conhecida por sua vida aventurosa e decidida a falar sobre suas experiências, no mínimo nos provoca a curiosidade. Mergulhar na leitura desse livro transforma a curiosidade em fascínio. Sylvia fala, de forma intensa e apaixonante, de seus amores, seus filhos, sua vida, sua carreira de atriz.

Em suas páginas, encontramos descrições agudas e ternas de seus familiares e ami­gos; recordações de viagens e da vida nômade (o pai foi diplomata), da adolescente um tanto rebelde; o casamento muito jovem e a constante presença em colunas sociais num Rio de Janeiro cheio de glamour; a luta contra os preconceitos que reduziam a mulher ao papel de coadjuvante no lar (“você permite que sua mulher trabalhe?”); o amadurecimento a duras penas e o crescimento dentro da profissão que escolheu: ser atriz.

Fragmentos de memórias? Autofic­ção? Crônicas de uma vida e de uma carreira? Ou um Bildungsroman (romance de formação)? O gênero não importa. O importante é que Mamãe costura e esta noite vou te ver é um livro intenso, com a presença forte e ao mesmo tempo suave da autora. Obra que certamente prenderá o leitor da primeira à última página.

Passei a vida escrevendo na imaginação um livro hipotético. Rascunhei em folhas espalhadas, máquinas de escrever que não mais existem, na cidade grande, no campo, no computador, no laptop, as mais variadas histórias, sem nunca definir contornos e limites: um diário, uma biografia, uma memória, um romance inventado. — Sylvia Bandeira