segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Lançamento: Estranhas Criaturas Noturnas, de Jozias Benedicto

Editora Apicuri lança no dia 25 de novembro, às 19h, na livraria Timbre, o livro de contos Estranhas Criaturas Noturnas, finalista no Concurso SESC de Literatura 2012/2013


Estranhas Criaturas Noturnas é o livro de estreia de Jozias Benedicto, artista visual maranhense, radicado no Rio de Janeiro, e finalista no Concurso SESC de Literatura 2012/2013, na categoria Conto.  Nas 23 histórias que compõem a edição, o autor invade o submundo das vidas comuns de seus personagens, revelando, como voyeur contemporâneo e com lentes de webcam, os desejos e angústias soterrados nas rotinas.

Enquanto escritor, Benedicto não deixou de produzir seu livro também como artista plástico. Em complemento à palavra, povoam as páginas imagens da sua série de fotos "Linhas de varredura", detalhes de cenas capturadas a partir de sites pornográficos que, após um processo refotografia, ampliação e distorção, ganharam um caráter quase de imagem abstrata.

Nos contos, as estranhas criaturas que emergem do tédio das metrópoles e da vida pré-roteirizada de uma classe média habitam os apartamentos normais de famílias normais, que diante de uma irreparável solidão, saltam para as indiscretas janelas virtuais do real time. Com um humor dramático e satírico, o autor faz de seu leitor um cúmplice no contraditório prazer de descobrir a intimidade alheia.

JOZIAS BENEDICTO é artista visual, escritor e editor, nasceu em São Luís (Maranhão), vive e trabalha no Rio de Janeiro. Fez exposições individuais na Galeria Macunaíma e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Participou da XVI Bienal de São Paulo, da segunda e terceira edições do Salão Nacional de Artes Plásticas (Rio) e, como artista convidado, da III Mostra de Desenho do Paraná. Recebeu menção honrosa no III Salão Carioca de Artes e prêmio de aquisição no II Salão de Itajubá. Mais recentemente vem apresentando vídeos e fotos com narrativas ficcionais em mostras de instituições no Rio de Janeiro, Niterói, Teresina, Belo Horizonte e Lisboa. Participou, com contos, da antologia Sábado na Estação (Editora Apicuri, 2012). 

Serviço:
Lançamento do livro Estranhas Criaturas Noturnas, de Jozias Benedicto
25 de outubro de 2013
Às 19horas, na livraria Timbre
Shopping da Gávea, rua Marquês de São Vicente 52/221