sexta-feira, 1 de março de 2013

Sobre reflexos e cores


Exposição individual do artista Hugo Houayek na galeria Cosmocopa

Sobre reflexos e cores é uma exposição que explora certos limites do campo pictórico, confundindo algumas fronteiras e certezas. Assim como espelhos refletem outros mundos com outras cores, a exposição busca uma possibilidade de outros mundos e cores.

Pintura, objetos, vídeo, desenhos, texto e música são convocados para conversarem sobre este assunto.

Em Lanças Azuis temos 12 objetos apoiados na parede, são ferramentas esquecidas de seu uso marcial que sofrem uma transmutação poética.

Já no vídeo 1001 Cores temos uma referencia à narrativa de Xerazade em que cada história leva a outra – uma história dentro de outra sucessivamente. O vídeo propõe uma narrativa de cores que se sucedem de maneira que cada cor termina em outra.

A obra Cadáver Esquisito é um texto escrito a 4 mãos – uma colaboração entre Fernando Gerheim e Hugo Houayek – o texto foi pensado e produzido como o jogo surrealista de maneira que não é uma tentativa de descrição, explicação ou crítica da exposição.

No corredor do shopping, que separa a galeria do acervo, será montada uma obra "h² (k7 baractho remix)"que resulta da parceira com o artista Renato Baratcho. O trabalho tem sua base em uma entrevista feita pelo "Programa de Alvaro Figueiredo" da Radio Roquette Pinto/RJ, o qual as falas foram editadas e apresentados em uma fita K7: "Lado A" erros e falhas da voz de Hugo Houayek, re-editados e re-mixados em uma espécie de trilha de áudio  que se torna música. No "Lado B" a onda gráfica é convertida por algorítimo em texto e lido pelo leitor de texto. Parte do trabalho o espectador é convidado a manusear os K7 entre o lado A e B, executar o play, adiantar, voltar e virar a fita.