sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A Ed. Apicuri em 2012 apresenta


A editora Apicuri trará aos leitores em 2012 novidades interessantes em arte, cultura e comunicação, entre outros temas.

 História / Ciências Sociais

Marcello José Gomes Loureiro, editor da Revista Navigator, publicação semestral da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, lança A gestão no labirinto - circulação de informações no Império Ultramarino Português, formação de interesses e a construção da política lusa para o Prata (1640-1705). O texto de Marcello analisa a colonização portuguesa levando em conta a pluralidade dos atores institucionais, políticos e sociais que atuavam tanto na Metrópole quanto na América Portuguesa.

Comunicação

Tatiana Bacal, em seu livro Música, máquinas e humanos: os DJ’S no cenário da música eletrônica (no prelo), reconstitui a trajetória da música eletrônica e registra a interação entre música e tecnologia. Várias experiências musicais são contempladas, entre elas as músicas concreta e eletrônica no âmbito erudito e popular, o rock pós-1966, a disco music e a música pop.

A professora da PUC-RJ Patrícia Maurício analisa a implantação da TV digital aberta no Brasil e os conflitos que a precederam e sucederam, basicamente entre os radiodifusores, que queriam manter seu mercado, e os movimentos sociais interessados na democratização das comunicações. Conflitos na TV digital brasileira, também no prelo (coedição Ed. PUC-RJ), discute  os processos de digitalização e suas possibilidades  de democratização.

 Cultura

Do romantismo à belle époque carioca − Casimiro de Abreu, Martins Pena, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Machado de Assis, Luís Guimarães Jr., Arthur Azevedo, Luiz Peixoto e Paulo Barreto −, em Dança ao pé da letra (no prelo) Marina Martins da Silva examina as obras destes escritores que deram relevância à dança como tema ou como via de construção de personagens e da própria narrativa, estabelecendo um estreito laço entre literatura, teatro, dança e sociedade.

Artes Visuais

Dentro da nossa coleção Pensamento em Arte, Interlocuções: estética, produção e crítica de arte, organizado por Luciano Vinhosa e Martha D’Angelo, que reúne artigos de filósofos, artistas, historiadores e críticos da arte, do Brasil e do exterior, que pensam a arte contemporânea. E Pintura – Indeterminação e apropriação, de João Magalhães, que tem como origem sua dissertação de mestrado. João parte do conceito de indeterminação para investigar seu processo de produzir pintura.

Relações Internacionais

Já na área de relações internacionais, Arthur Ituassu vem com Um país de cabeça para baixo - Como a democracia inventou o Brasil do século XXI, e Geraldo Nagib Zahran Filho com Tradição Liberal e Política Externa nos Estados Unidos - Um diálogo com interpretações realistas e idealistas, ambos em coedição com a Ed. PUC-RJ.

E 2012 está só começando. Muitas outras novidades virão. Aguardem.