quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lançamento do livro 'Interlocuções'

Os textos que compõem este livro refletem a variedade do debate crítico e teórico sobre arte na atualidade a partir de diferentes campos; agrupados em quatro segmentos, investigam temas relevantes, como as relações entre estética e política, arte e experiência, arte e cultura e arte e linguagem.


Título: Interlocuções
Subtítulo: Estética, Produção e crítica de arte
Orgs.: Luciano Vinhosa e Martha D’Angelo
ISBN: 978-85-61022-70-9
Número de páginas: 212
Preço de capa: R$ 30,00

“Qual é o estatuto da reflexão sobre a arte no mundo contemporâneo? Estaria a questão da crítica deslocada e submersa pela engrenagem do sistema de arte dominado por feiras e mercado? Interlocuções: estética, produção e crítica de arte reúne textos provenientes de seminário em que se discutiu a complexidade da produção e do pensamento sobre a arte na contemporaneidade. De modo diverso da arte moderna cujo cerne girava em torno do papel da arte na sociedade a partir da noção de projeto no qual reflexão e crítica estavam engajados, a arte contemporânea espelha uma constelação sem a unidade de ponto de vista garantida pela racionalidade ocidental. Após o estilhaçamento de um mundo, a arte depara-se com outras referências, discute sua autonomia, insere-se na experiência do cotidiano, pressupõe uma transitividade entre meios, disciplinas e culturas: passa a considerar a diferença, o outro.”

(Viviane Matesco, historiadora e crítica de arte, é professora do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense.)