quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Entrevista com Arthur Ituassu, autor de 'O Brasil depois da guerra fria: como a democracia transformou o país na virada do século'

1. Como chegou a este tema abordado em O Brasil depois da guerra fria: como a democracia transformou o país na virada do século?

O livro e a pesquisa nasceram de uma curiosidade específica, sobre o debate político no Brasil em 1989. O país vivia o contexto da primeira eleição presidencial direta desde o fim do regime militar. No ambiente externo, o ano é um marco histórico de transformações estruturais fundamentais, com o fim da Guerra Fria. Além disso, o fim de século é caracterizado por um novo momento tecnológico que modificava os sistemas de produção e as relações econômicas (financeiras e comerciais) internacionais. Como tudo isso está presente no debate político brasileiro da época impulsionou os primeiros passos da pesquisa que deu origem ao livro. 


2. De que forma este trabalho tem influência em sua carreira como pesquisador?


O livro O Brasil depois da Guerra Fria é o principal produto originado da minha tese de doutorado, defendida há alguns anos no Instituto de Relações Internacinais da PUC-Rio. Tanto a obra como a própria tese consolidam em minha carreira profissional uma junção que vem sendo trabalhada há muito tempo entre comunicação e política, que perpassa tanto minha atuação como jornalista quanto como pesquisador e professor. Ora, facilmente percebe-se que a realidade política em sociedades marcadas pela presença dos meios de comunicação de massa não é mais que uma "realidade mediada". Ou seja, o que efetivamente chega ao cidadão é basicamente o que está na cobertura política midiática. Nesse terreno, ganham destaque perguntas clássicas como: quais as ideias políticas que estão sendo difundidas na grande comunicação política midiatizada?; que interpretações sobre temas da política prevalecem?; qual é efetivamente a pauta política capitaneada pelos grandes veículos?. Afinal, a política não é um terreno externo a ser coberto por jornalistas, mas algo que se constitui também e principalmente, nos dias de hoje, no ambiente midiático. Foi nesse sentido que a pesquisa que deu origem ao livro O Brasil depois da Guerra Fria se debruçou sobre o debate político midiatizado nas seções de Opinião dos jornais Folha de São Paulo e O Globo em 1989.


3. Qual interesse maior em publicar o livro? Quais as expectativas?


O grande interesse na publicação deste livro é o de contribuir para o debate sobre economia política no país. A partir da análise do material pesquisado, faço duas sugestões. A primeira é a de que as mudanças pelas quais o país passou na última década do século XX dialogam com as transformações estruturais ocorridas no ambiente político e econômico internacional no mesmo período e caracterizam o que chamo de "o fim da Guerra Fria no Brasil". Nesse sentido, aponto para a possibilidade de que este momento guarda, assim, uma certa tradição do que somos hoje como país. A segunda e, talvez, principal, em função de sua atualidade, é a de que a democracia possibilitou a alternância de paradigmas na economia política brasileira. Afinal, o modelo fortemente intervencionista, hegemônico desde a primeira metade do século XX, não passou incólume pela redemocratização pós-regime militar. Se os governos Lula e Dilma pouco a pouco retomaram o viés intervencionista, a economia brasileira pós-1989 dificilmente poderá retomar de modo integral o modelo anterior, até mesmo pelos compromissos internacionais assumidos durante as reformas. Além disso, vemos hoje sinais de esgotamento desta “onda intervencionista”, com questões bastante semelhantes àquelas do fim dos anos 1980: inflação, baixo crescimento, problemas de infraestrutura. Enfim, gostaria de sugerir que o debate de economia política no Brasil democrático não esteja voltado para a busca de uma “verdade eterna”, uma disputa do tipo “Fla X Flu” entre o intervencionismo e o liberalismo, pela "verdade eterna" da economia política no país. Em alguns momentos e/ou algumas questões, mais intervenção pode ser importante. Em outros momentos e/ou outras questões, reduzir a presença do Estado na economia pode ser extremamente benéfico para o país. Essa é uma oportunidade que a democracia nos coloca.


4. Quais seus novos projetos de pesquisa?


Atualmente, tenho desenvolvido pesquisa sobre os problemas em torno da representação política em regimes democráticos, sobre as questões acerca da chamada "crise da democracia representativa", articulando este contexto com o pontencial, vulnerável, é claro, que a internet apresenta em abrigar instituições virtuais estatais ou não com o intuito de estabelecer um vínculo comunicativo mais amplo entre representantes e representados nos regimes democráticos contemporâneos, em especial no Brasil. Entre os sinais negativos apontados estão a apatia dos eleitores, o descolamento entre o sistema político e o cidadão, o desinteresse na política, uma informação política distorcida ou excessivamente dependente dos meios de comunicação de massa, o baixo capital político da esfera civil, a ausência de soberania popular e a desconfiança generalizada da sociedade na política e na classe política. Além disso, inclui-se no contexto os problemas da própria comunicação pública/política como a competição entre a política e o entretenimento pela atenção do cidadão no ambiente midiático, a disseminação pelo jornalismo de uma visão cínica da política, a redução da política a eventos e personalidades, os problemas políticos inerentes ao sistema few to many da comunicação de massa tradicional, a personificação da política favorecida pelo ambiente midiático etc. De que forma a comunicação política via internet pode amenizar ou até mesmo resolver tais questões é um tema que estará presente nos mais variados tipos de regimes democráticos espalhados pelo planeta.