terça-feira, 2 de abril de 2013

Entrevista com Adjovanes Thadeu Silva de Almeida, autor de 'Regime Militar em festa'

1. Como chegou a este tema abordado em Regime Militar em festa?

O livro foi minha tese de doutorado, orientada pelo professor Carlos Fico, no PPGHIS/UFRJ; na verdade, foi o resultado de uma curiosidade intelectual sobre o governo Médici, caracterizado pela repressão, crescimento econômico e propaganda; quis entender como a sociedade convivia com tal realidade, e, a partir da festa pelos 150 anos da independência, pude fazê-lo.

2. Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória profissional?

Sou graduado em História pela UERJ e, logo após colar grau, passei em um concurso público para o magistério da cidade do Rio de Janeiro, onde permaneci até fevereiro de 2012; nesse meio tempo fiz pós-graduação (Sociologia Urbana, UERJ), mestrado em Educação (PROPED/UERJ) e doutorado em História (UFRJ); atuei, ainda, na rede pública do Estado do Rio de Janeiro por alguns anos (1998/2005), e, desde 2005, sou professor efetivo da rede pública federal (Colégio Pedro II). Desde 2002, sou professor da Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO), ministrando disciplinas nos cursos de Pedagogia e História, entre outros.

3. De que forma ocorreu o processo de organização desta obra?

Concorri ao edital de Auxílio à Publicação (APQ-3) da FAPERJ, e meu projeto foi selecionado no final de 2011; a partir daí, assinei contrato com a APICURI, que cuidou de todas as etapas da edição de meu livro.

4. Qual interesse maior em publicar o livro? Quais as expectativas?

Tornar pública minha tese, antes de mais nada, disponibilizando a obra para um universo mais amplo. Espero que meu livro seja bastante citado em estudos referentes ao período 1964/1985, e, em especial, sobre o governo Médici.