quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pensamento em Arte - Palestras na Martins Fontes Paulista

Clique na imagem ao lado


Módulo 1 – Livro: Registro e disseminação de Arte Contemporânea
11 de maio
Palestrantes: Hugo Houayek e Felipe Barbosa
Mediador: Jozias Benedicto
Sinopse:
O livro ainda é um importante veículo para registro e disseminação de trabalhos de artistas contemporâneos. Duas iniciativas da Editora Apicuri em termos de livros de artista são as Coleções Pensamento em Arte, com ênfase em textos acadêmicos e de debates, e a Coleção Cosmocopa+Apicuri, que apresenta monografias sobre o trabalho de artistas. Hugo Houayek, editor da Coleção Pensamento em Arte, e Felipe Barbosa, curador e organizador da Coleção Cosmocopa+Apicuri, falarão sobre sua experiência com estas coleções, os trabalhos publicados e em projeto, e também de seus trabalhos como artistas e, no caso do Felipe, sua experiência como galerista.

Módulo 2 – Arte contemporânea: Alteridade e indefinições
8 de junho
Palestrantes: Beatriz Pimenta, Alvaro Seixas
Mediadores: Jozias Benedicto e Hugo Houayek
Sinopse:
Beatriz Pimenta e Alvaro Seixas analisam características importantes da Arte Contemporânea: trabalhos que buscam o outro, os segmentos marginalizados; e um discurso que se apoia no vago, em indefinições. Os autores discutirão estes temas abordados por eles em seus livros, e também falarão sobre seus trabalhos como artistas.

Módulo 3 – Arte Contemporânea: poética e fronteira
13 de julho
Palestrantes: Marta Martins e Hugo Houayek
Mediador: Jozias Benedicto
Sinopse:
Marta Martins aborda, em uma visão extremamente poética, o trabalho do artista contemporâneo brasileiro Tunga, enquanto Hugo Houayek analisa a pintura em confronto com o mundo, na contemporaneidade. Os autores também discorrerão sobre seus trabalhos como artistas.

Bios Palestrantes:

JOZIAS BENEDICTO
Artista visual, escritor, editor. Coordena, na Editora Apicuri, as Coleções Pensamento em Arte e Ficção.

HUGO HOUAYEK
Possui graduação em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) . Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arte, Arte Contemporânea, Pintura.

BEATRIZ PIMENTA VELLOSO
Beatriz Pimenta Velloso é artista e professora-adjunta do Curso de Artes Visuais - Escultura, na Escola de Belas Artes (EBA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É graduada em Comunicação Visual (1984) pela EBA-UFRJ; meste em Linguagens Visuais (2002) e doutora em Imagem e Cultura (2010), pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da EBA-UFRJ. Atua na área artes visuais com ênfase em arte contemporânea, vídeo e fotografia.

ALVARO SEIXAS
Artista plástico. Atualmente cursa doutorado em Linguagens Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela qual é Mestre, na mesma linha de pesquisa, e graduou-se em Pintura. É também professor da Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, e curador de exposições de arte.

FELIPE BARBOSA 
Artista plástico, formado em pintura pela UFRJ (2000) e mestre em linguagens visuais pela EBA/UFRJ (2004). Seu trabalho, que abrange a produção de objetos, pinturas, fotografias, vídeos, instalações e textos, é mostrado com destaque desde 2000 tanto no circuito nacional como no internacional. Sócio da Galeria Cosmocopa Arte Contemporânea (Rio de Janeiro)

MARTA MARTINS
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenho, Teoria da Modernidade, Literatura, Arte Contemporânea, Teoria da Imagem e História e Crítica da Arte, fotografia. É ensaísta e fotógrafa amadora.