quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Lançamento: Geografia pop: o cinema e o outro, de Leonardo Name




A Editora Apicuri, em coedição com Editora puc-Rio, lança no dia 15 de outubro, às 19 horas, na livraria Blooks, Geografia pop: o cinema e o outro, de Leonardo Name. O livro, fruto da fusão e adaptação da dissertação de mestrado e tese de doutorado do autor, se lança à aventura de viajar no caráter geográfico de realidades, paisagens e personagens representados no cinema.

Nesta obra, Name, professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da puc-Rio, transita em diversos meios, ora inóspitos, ora aprazíveis, virtuais, concretos, modernos e pós-modernos. O escritor parte de uma seleção de filmes que apresentam os trópicos: paisagem, cenário e meio onde trama, narrativa e ação se desenvolvem.

O livro trata de uma geografia que está em toda parte e que é uma geografia pop, porque se refere à cultura de massa, contida em objetos acessíveis a uma parcela significativa da população mundial, reprodutível em grande escala, mesmo que de forma efêmera.

O autor ainda se debruça criticamente sobre as narrativas geo-históricas com base no eurocentrismo e numa visão de mundo hierárquica apoiada em ideias de raça e paisagem, que se perpetuaram no tempo e se difundiram pelo espaço, sendo os filmes seus propagadores mais contundentes.

Um modo de viajar, tanto quanto a literatura, o cinema nos proporciona o deslocamento, ainda que efêmero, no tempo da leitura do filme, permite reelaborar memórias, viver tensões, polarizações, contrastes e utopias. Movimento, jogo de espaços-tempo e lugares-momento são, portanto, a chave evidente para a leitura de Geografia pop: o cinema e o outro.

Sobre o autor:
Leonardo Name é professor do De­partamento de Geografia e Meio Am­biente da puc-Rio, onde coordena um curso de extensão em Planejamento e Gestão da Cidade. Sua produção aca­dêmica tem foco em estudos urbanos, culturais e pós-coloniais, cultura de viagem, cultura midiática, além de formas de análise e utilização crítica de lingua­gens audiovisuais e cartográficas, em especial das representações do espa­ço urbano e da natureza em filmes.